Reportagem: Jamile Rodrigues/Agência Sebrae de Notícias
No coração do Distrito Federal, Gabriela Speziali, 53, vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024 na categoria Pequenos Negócios, vem mudando a vida de crianças e adolescentes coletados por meio da remoterapia. O projeto social Filhos da Nação, criado por ela e seu esposo, Tiago Souzza, 45, é a realização de um propósito que surgiu de uma perda pessoal e da vontade de promover mudanças na vida de centenas de crianças. Gabriela, formada em jornalismo, trabalhou por anos no setor, mas foi a dor da perda de uma filha no último mês de gestação há alguns anos que a levou a buscar outras respostas para a vida e, assim, o projeto nasceu como um caminho de cura para si e para aqueles que buscavam um novo sentido.
Em um momento em que enfrentava o luto e buscava se reconectar, Gabriela encontrou na psicologia junguiana, sua nova formação, uma outra abordagem para entender e transformar vidas. Esse aprendizado foi essencial para estruturar a remoterapia, método que combina os princípios dos esportes a remo — como stand-up paddle (SUP) e canoa havaiana — com o autoconhecimento. A abordagem integra o esporte e a psicoterapia, promovendo o fortalecimento da autoconfiança e o resgate emocional de jovens e crianças que passaram por traumas e abandonos.
“Eu já estava com mais de 40 anos e havia perdido algumas gestações de forma espontânea”, relata Gabriela, ao relembrar as dificuldades e o desejo de ter filhos. A ideia do projeto surgiu em uma conversa com Tiago. “Ao invés de adotar apenas uma criança, por que não adotamos o máximo possível de crianças, unindo as nossas habilidades?” Com essa motivação, Gabriela procurou o Núcleo Anjos do Amanhã, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), e apresentou sua proposta. A equipe ficou impressionada com o potencial do projeto, e logo Gabriela e Tiago atenderam os primeiros jovens.

Os irmãos Pedro e Cauã foram dos primeiros a participar e deixaram uma marca na vida da empresária. Ambos passaram por processos complexos de adoção e separação familiar, pois outros dois irmãos haviam sido adotados antes por uma família italiana. Tímidos e desconfiados no início, os meninos ganharam confiança e se abriram para a remoterapia, experimentando uma transformação emocional que culminou na adoção por outra família italiana, o que possibilitou que ficassem próximos de seus irmãos biológicos. Gabriela registrou a experiência com emoção e percebeu que esse processo poderia ser aplicado em muitas outras histórias. “Foi mágico! A natureza, o empoderamento, o resgate da autoestima, o retorno da confiança em si mesmos e no outro (…) Tudo isso era algo que eles haviam perdido e reencontraram por meio da prática’’, recorda.
Com o crescimento do projeto, a remoterapia se consolidou como uma prática que promove tanto o desenvolvimento individual quanto o coletivo. Gabriela destaca que o SUP ajuda as crianças a trabalharem questões como foco, equilíbrio e resiliência, enquanto a canoa havaiana, por ser um esporte coletivo, desenvolve habilidades de trabalho em grupo, respeito ao ritmo do outros e sincronização. Ambas as práticas têm simbolismos que facilitam a expressão de medos e vivências passadas por meio de elementos imaginários, como monstros e criaturas aquáticas, representando adversidades pessoais.
Para sustentar e ampliar o projeto, Gabriela e Tiago criaram a OndaSup, uma empresa que oferece aulas de SUP e canoa havaiana, além de financiar o projeto Filhos da Nação, que atende jovens de diversas idades. A arrecadação obtida na OndaSup garante recursos para cobrir custos de equipamentos, transporte e alimentação, além de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, com uma estrutura alugadda no Lago Paranoá.
O projeto cresceu significativamente, especialmente após Gabriela e Tiago assumirem a administração de uma escola de canoa havaiana em 2021, ampliando o uso da remoterapia e beneficiando mais atendidos. Em 2023, ao deixarem seus empregos formais para dedicar-se integralmente ao projeto Filhos da Nação, enfrentaram o desafio de estruturar o negócio, o que os levou a buscar apoio e capacitação no Sebrae. Gabriela destaca que o Sebrae foi fundamental na sua trajetória, ajudando na capacitação, no desenvolvimento de habilidades gerenciais e na expansão sustentável do projeto, tornando-se uma espécie de família que apoia suas realizações.
O negócio social teve sucesso a ponto de atrair parcerias estratégicas, como uma colaboração com a NeoEnergia que realizou um Remoday com 33 crianças e adolescentes. A NeoEnergia mobilizou sua equipe para uma ação voluntária de arrecadação de recursos e participação direta com os jovens, o que aumentou a visibilidade do projeto e impulsionou seu crescimento. Assim, o Filhos da Nação, que atendia 6 crianças no início do ano, planeja encerrar o ano com 20 alunos fixos.
Verbo Impactar
Em janeiro de 2025, o casal lançou o podcast “Verbo Impactar”, que busca divulgar histórias inspiradoras de líderes sociais, empreendedores socioambientais e gestores públicos envolvidos em projetos de impacto no Brasil. Gravado no estúdio da Prod Cumaru em parceria com a OndaSup, o programa apresenta entrevistas sobre transformações atuais. A partir de maio, foi lançado o módulo “Verbo Impactar na Rua”, que leva Gabriela e Tiago às comunidades, negócios sociais, escolas e lideranças na ponta, para mostrar ações impactantes no Distrito Federal e no país. Gabriela ressalta a intenção de dar voz às pessoas que promovem mudanças positivas, criar conexões, inspirar atitudes sustentáveis e evidenciar quem é beneficiado por essas iniciativas.