Autora: Cassiana Martins
Quantas vezes você já recomeçou? Nem todos são anunciados, às vezes, eles se disfarçam de incômodos, se revelam em decisões difíceis ou se manifestam quando um caminho deixa de fazer sentido.
Na vida e nos negócios, recomeçar é parte do processo, normalmente acontecem sem nossa permissão. O mercado muda, as prioridades se reorganizam. A nós, líderes, cabe algo maior do que resistir: se adaptar para se reposicionar.
Na liderança, recomeçar não é uma fraqueza ocasional, é uma capacidade estratégica. Líderes que se renovam não perdem o rumo: reconstroem rotas, sabendo que os ciclos se encerram, os projetos mudam de forma e que pessoas evoluem.
Ao longo da minha trajetória, acompanhei inúmeros líderes atravessando esses recomeços silenciosos e há um padrão entre aqueles que prosperam: eles não se prendem à culpa, não alimentam desculpas, nem desperdiçam energia apontando culpados. Eles redirecionam o olhar para buscar soluções, sem se perder em ciclos de reclamações e apenas seguem em frente.
Você já fez isso em algum momento, relembre: quando começou, havia mais dúvidas do que certezas, menos estrutura, menos apoio. Ainda assim, você avançou, aprendeu. Superou e recomeçou. Talvez, em algum momento, você tenha pensado: Eu nunca imaginei que chegaria até aqui; Então pense agora: quantos “nuncas” ainda estão esperando para acontecer? Cada um deles pode ser uma oportunidade ampliada na decisão firme de seguir construindo, de forma mais consciente, leve e mais sua.
Então, por que agora, com mais bagagem, mais visão e mais repertório, não faria o mesmo ou até melhor? Hoje, se decidir recomeçar, não será do mesmo ponto do passado, será de um lugar mais alto, construído pelas vivências de sua história.
Porque recomeçar para líderes é sobre reconhecer quando aquilo que te trouxe até aqui não é mais suficiente para te levar adiante. É entender que insistir no que não entrega mais valor, tem um custo maior do que começar de novo. É escolher trocar o piloto automático por decisões com direção. Acima de tudo, é respeitar o que você construiu, o suficiente para saber quando é hora de reconstruir.

Cassiana Martins é gaúcha, psicóloga corporativa, diretora da Pono Treinamentos e Desenvolvimento Humano, escritora, palestrante internacional, certificada com selo ODS ILN, desenvolvendo lideranças no Brasil e no mundo.