Há cinco anos, a Escreva, editora localizada em Brasília, decidiu investir em um modelo de negócio voltado para novos autores biografias e obras com impacto social
Reportagem: Hulda Rode

A poetisa goiana Cora Coralina escreveu em um de seus poemas: “o que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim, terás o que colher”. Com 18 anos de experiência no Jornalismo, escrever reportagens sobre histórias de marcas é desafiador, especialmente quando estamos narrando o nosso próprio sonho, que aumenta ainda mais a responsabilidade.
Em 2025, a Escreva completou cinco anos de operação e eu costumo dizer que essa é a celebração de um sonho realizado. Por trás desse número simbólico, está a trajetória de uma empreendedora que começou buscando entender como escrever e publicar seus primeiros livros, descobrindo o verdadeiro sentido da vida: inspirar pessoas comuns a se tornarem autoras de obras relevantes.
Desde a infância, sempre fui apaixonada por livros e pelas histórias dos personagens. Grande parte do meu dia era dedicada à leitura ou à escrita de poesias e crônicas. A leitura se tornou uma companhia maravilhosa e despertou em mim uma intensa vontade de conhecer o mundo e diferentes autores por meio das palavras. Essa experiência foi fundamental para definir um negócio que, hoje, é um projeto de vida, desafiando-me diariamente a construir histórias; promover o encontro das palavras; e levar mensagens impactantes ao maior número possível de pessoas, por meio de livros escritos por novos autores.
Quando estamos falando sobre sonhos, também precisamos olhar para o passado e reconhecer nossas origens. Ao ouvir histórias de empresas que começaram em garagens, percebo que aqui não foi diferente. As primeiras operações da Escreva começaram na casa da minha mãe, em Ceilândia, uma região periférica do Distrito Federal. Anos depois, transferi as atividades para um escritório virtual, no bairro Asa Sul, onde permanecemos até estabelecer nossa sede em Brasília, em 2024, criando um espaço onde podemos transformar ideias em livros incríveis. Cada novo contrato representa uma oportunidade de investimento e de crescimento para nossa editora.
Este é um resumo da nossa trajetória. A Escreva possui um modelo de negócio inovador, que inclui uma metodologia de ensino para ajudar as pessoas a escreverem seu primeiro livro, além do público que atendemos e da cadeia de distribuição dos nossos livros. Considero-me autodidata no mercado editorial, por conseguir entender seu funcionamento e estabelecer parcerias significativas para nossa empresa.

Conheça os fundadores
A Escreva nasceu da necessidade pessoal de ter algo que pudesse chamar de meu. Acredito que, na vida, você deve trabalhar por um projeto ou para alguém que tem um. Pode parecer uma expressão forte, mas essa é a realidade: ou você faz ou você executa. São escolhas que devemos fazer com consciência. O capital inicial para abrir a empresa veio da premiação de duas reportagens sobre agronegócio, que ganhei do Conselho Nacional do Café em parceria com a OCB e a Minasul.
Outra decisão importante na minha jornada empresarial foi escolher um sócio. Foi assim que conheci Guilherme Vicente de Morais, em 2018, por meio do portal Bem Mais Brasília em que ele ajudava na divulgação dos trabalhos dos meus clientes. Durante anos, ele foi meu assistente e, apesar de já ter experiência na comunicação, estava ao meu lado aprendendo e contribuindo. Dessa convivência, nasceu uma amizade e percebi que havia encontrado um parceiro ideal para conduzir o negócio comigo. Nossos propósitos e nossos valores estavam alinhados, pois sabemos que empreender é como jogar na loteria: os resultados não são imediatos especialmente quando começamos com apenas um capital: a coragem.
Em 2020, iniciamos a criação da nossa marca inspirada no slogan “Continue a escrever” que adotei durante a elaboração do meu primeiro livro, Hei de vencer: a história de José Léda, sobre um amigo diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica.
A marca Escreva foi projetada com símbolos que refletem nossa paixão pelos livros, a evolução da escrita e do nosso estilo editorial, envolvendo conhecimento, autores e criatividade. As cores escolhidas simbolizam a esperança, a leveza e a liberdade para seguirmos nossos sonhos. Nossa proposta é reforçar nossa identidade com a crença de que por meio da leitura é possível melhorar o mundo e a nós mesmos.
Nossa proposta é reforçar nossa identidade com a crença de que por meio da leitura é possível melhorar o mundo e a nós mesmos.
Hulda Rode

Nossos clientes e serviços
A Escreva conta com um catálogo de 50 obras que inclui livros impressos e digitais e reúne mais de 125 autores brasileiros, além de um autor internacional da Espanha. Nossos títulos abrangem áreas como biografias, saúde, educação e liderança e são desenvolvidos tanto por pessoas físicas quanto por projetos corporativos. Dentre os nossos autores, 60% são mulheres, pessoas idosas, pessoas negras e pessoas com deficiência, que abordam temas importantes como: ansiedade; doenças raras; obesidade; finanças; inteligência emocional; solidão; superação; e letramento racial.
Atualmente, a Escreva se posiciona como uma empresa full service, oferecendo uma gama de soluções em um único lugar para ajudar a aumentar a reputação, a influência e a conexão com os públicos de interesse. Entre os principais serviços que disponibilizamos estão o Programa de Formação de Novos Autores, que apoia escritores iniciantes no processo de criação e publicação de seus primeiros livros, oferecendo ferramentas, orientação e mentorias personalizadas. Também realizamos a produção e edição de livros e revistas além da impressão em pequenas e grandes quantidades. Nossos serviços de comunicação e marketing incluem estratégias de relacionamento com a imprensa, permitindo que autores e empresas ganhem visibilidade nos principais veículos de comunicação do Brasil e do mundo.

Nossos projetos
Método Escreva a sua história
É um treinamento presencial em que você descobrirá como escrever seu primeiro livro e ampliar seu propósito por meio de obras e de projetos culturais. Essa imersão é voltada para: quem quer escrever o primeiro livro, mas não sabe como começar; quem deseja organizar um livro que esteja alinhado com seu propósito de vida e que possa trazer retorno social e financeiro após a publicação; àqueles que buscam reconhecimento e querem se destacar em seu mercado.
www.escrevaasuahistoria.com.br
Escreva Labs
O Escreva Labs é uma plataforma educacional voltada para aspirantes a autores que desejam escrever seu primeiro livro. Funciona como um hub literário, oferecendo uma jornada de desenvolvimento personalizada, com acesso a uma trilha de aprendizagem nas áreas de editoração, comercial, marketing e inovação, ajudando a transformar projetos literários em negócios.
www.escrevalabs.com.br
Programa Escreva Best Seller
Esse é um programa destinado a apoiar novos autores e à equipe de profissionais da Escreva, que decidiu entender melhor o funcionamento do mercado editorial. O objetivo é aumentar a influência, a reputação e as vendas dos livros, além de ajudar na construção de uma carreira sólida nesse setor. O Programa tem uma duração de 12 meses com aulas realizadas uma vez por mês, tanto de forma síncrona quanto assíncrona.
Programa Autoridade do Autor
O Programa foi criado para ajudar autores de livros publicados a aumentarem suas vendas, ganharem visibilidade, fortalecerem sua autoridade na área, melhorarem sua presença nas redes sociais e gerarem renda por meio de produtos e palestras pagas. É estruturado em três eixos: assessoria de marketing; assessoria de imprensa e busca por oportunidades de mercado.
Coleções Escreva
Os livros desempenham diversas funções sociais, como informar, estimular a criatividade, fortalecer vínculos afetivos e promover a transformação social. A Escreva, desde sua fundação, tem se envolvido com comunidades e apoiado associações que buscam aumentar a conscientização por meio de projetos literários. Neste ano, as Coleções Escreva têm visão estratégica para atuarem com: mulheres especialmente, empreendedores, educadores, profissionais de saúde e associações de pacientes, visando aumentar a produção de livros nessas áreas que exigem conhecimento e podem salvar vidas com informações qualificadas.
Revista da Escreva
A Revista é uma publicação que destaca especialistas importantes nas áreas de educação, empreendedorismo, inovação e cultura, distribuindo-se em locais estratégicos de Brasília, São Paulo, Goiânia e Rio de Janeiro. Neste ano, a estratégia é investir em comunicação e impressão, visando aumentar a influência e o alcance, possibilitando que as marcas se conectem com um maior número de pessoas.
www.revistadaescreva.com.br
Nossos parceiros e clientes
A Escreva forma parcerias com empresas e instituições, a fim de promover a escrita, a leitura e a aproximação entre autores especialistas e o público.
Convênios: Youhuul (clube de vantagens do SINAL, Anabb, CFM+ e outros); Sesc/Fecomércio – DF; Audicaixa; Kora Saúde; Masterclin Vantagens e Conselho Regional de Administração do DF
Clientes corporativos: Ibmec Brasília, Feanbra e Rede de Decisão
Principais parceiros de distribuição de livros: Skeelo, Amazon, Mercado Livre, Leitura, Livraria da Travessa, Livraria da Vila e Loyola
Nosso extrato corporativo
50 livros publicados
125 autores brasileiros
1 autor internacional da Espanha
1.500 alunos do projeto cultural Escreva a sua história
1 revista institucional
3 prêmios
1 capital semente
21 profissionais na equipe
19 certificações em programas de aceleração de startups, impacto social e internacionalização
Lançamentos que estão programados para 2025
Traciona: Engajando ecossistemas de inovação – autoria de Franklin Yamasake
Diniz Brasília 30 anos – autoria de Aline Diniz
Ansiedade, e agora?, organizado pela neuropsicóloga Keli Rodrigues
Vozes de impacto, organizado pela assistente social Paula Sales