A AWE é um programa internacional voltado para mulheres empreendedoras que estão buscando oportunidades para crescer e ampliar os seus negócios
Reportagem: Hulda Rode
Se você está pronta para crescer, as oportunidades de colaboração podem te levar mais longe. Essas iniciativas mostram que é possível ter o mundo como cliente. No Brasil, um programa que fortalece o empreendedorismo feminino é a Academia para Mulheres Empreendedoras (AWE, em inglês). Essa formação é desenvolvida pela embaixada e pelos consulados dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Grupo +Unidos, e é voltada para mulheres que buscam ampliar seus negócios.

A AWE Brasil acontece online e conta com a participação de empreendedoras de todas as regiões do País. O currículo é baseado nos dez módulos do curso virtual “10.000 Women”, da Fundação Goldman Sachs, e inclui temas como expansão de negócios, finanças, planejamento financeiro, negociação, vendas, marketing, operações e gerenciamento. Além disso, a programação é enriquecida com palestras, oficinas, visitas virtuais, interações com empreendedoras bem-sucedidas, acompanhamento por mentores experientes e acesso a ferramentas inovadoras.
“Essas mulheres empreendedoras representam o espírito brasileiro de criatividade, trabalho duro e comprometimento. Eu as admiro muito. É gratificante ver como a embaixada, os consulados e os nossos parceiros brasileiros estão impactando vidas. Tenho confiança de que o programa AWE ajudará essas líderes a elevarem seus negócios e contribuir para suas famílias e comunidades”, afirmou Douglas Koneff, encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
O programa tem promovido o empoderamento feminino, criando uma rede de contatos e estimulado a prosperidade econômica das participantes. Desde sua primeira edição em 2021, o Grupo +Unidos tem implementado o AWE no Brasil com apoio pedagógico da startup Somos Todas Marias. Até agora, mais de 270 empreendedoras foram beneficiadas.
Nos anos de 2021 e 2022, tive a oportunidade de participar do programa AWE Brasil 2.0 como representante da Escreva. Foi uma experiência muito enriquecedora, pois a Embaixada americana demonstra um grande cuidado com os brasileiros. O programa elevou a Escreva a um novo patamar e possibilitou conexões com grandes empresárias de sucesso. Para esta edição da nossa revista, convidamos mulheres das regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília para compartilharem suas histórias de sucesso com a AWE.

Na zona oeste de São Paulo, encontramos Eliana Alves, empreendedora no ramo de depilação. Ela teve a oportunidade de conhecer o programa em um momento em que estava iniciando alguns processos na sua empresa, Bella Pelle, e percebia lacunas que só poderiam ser resolvidas com conhecimento avançado.
“Entrar no programa foi um divisor de águas para mim; ampliou minha visão sobre o negócio. A estrutura do programa me permitiu identificar e corrigir erros. Com as aulas e o contato com outras participantes, percebi que meus desafios eram comuns e tinham solução. Foi uma fase de grande evolução; consegui enxergar as necessidades do meu negócio e tive suporte por meio de mentorias e trocas com as participantes.”, contou Eliana.
Para ela, o programa mudou sua perspectiva sobre os colaboradores ao proporcionar uma visão de crescimento pessoal e profissional que deve andar lado a lado. “Cada experiência durante o curso foi muito rica; as sementes que plantamos deram ótimos frutos. Hoje, a Bella Pelle está mais estruturada e busca evoluir cada vez mais após 17 anos no mercado. Demorei para entender como cuidar de um negócio para torná-lo bem-sucedido.”, acrescentou.

Simone Santos, do Rio de Janeiro, define sua experiência no AWE Brasil como um caminho de transformação e liderança. “A vida é feita de ciclos e aprendizados. Quando participei do AWE Brasil 2.0, meu negócio ainda não era formalizado; atuava como palestrante e ministrava cursos como pessoa física, mas sabia que precisava dar um novo passo. Durante essa formação, minha visão se ampliou. Com cada ensinamento e desafio enfrentado, percebi que meu trabalho poderia impactar ainda mais pessoas.”
Atualmente, Simone é fundadora da CONECTACOM Desenvolvimento Humano, uma empresa que transforma vidas por meio de palestras e mentorias sobre liderança feminina. “Sou muito grata ao AWE por abrir portas e fortalecer minha trajetória; foi um divisor de águas na minha história. Que essa rede continue inspirando outras mulheres empreendedoras.”, destacou.

Na última edição do AWE 3.0, Lorena Moraes, empresária de Brasília e proprietária do Estilo da Preta, encontrou na formação uma grande virada para seu negócio. “Aprendi a utilizar ferramentas de gestão e administração; construí meu plano de negócios e tive acesso a formações e networking. Isso me deu a oportunidade de apresentar o Estilo da Preta para empresas como o Sebrae. Minha autoestima como mulher empreendedora se solidificou; pude me sentir mais consciente do meu propósito em impulsionar outras mulheres negras em sua imagem para alcançarmos os espaços que merecemos.”, finalizou Lorena.
“Cada experiência durante o curso foi muito rica; as sementes que plantamos deram ótimos frutos. Hoje, a Bella Pelle está mais estruturada e busca evoluir cada vez mais após 17 anos no mercado. Demorei para entender como cuidar de um negócio para torná-lo bem-sucedido”
Eliana alves (sp)