Reportagem: Hulda Rode
No Brasil, ainda é difícil para muitas mulheres colocarem seus produtos no mercado internacional. Para ajudar as empreendedoras a terem mais chances de vender lá fora, a ApexBrasil criou um programa que facilita esse caminho. Chamado Elas Exportam, o objetivo é aumentar a participação feminina no comércio internacional. Por isso, o programa oferece orientações e mentorias, promovendo diálogos entre empresárias que já atuam no exterior e aquelas que estão começando a explorar esse mercado.
O programa Elas Exportam tem como objetivo ampliar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior, oferecendo suporte estruturado à internacionalização por meio de mentorias individuais e coletivas. Lançado em 2023, o programa integra a iniciativa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e é realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Desde sua criação, o programa Elas Exportam beneficiou mais de 300 empresas e, atualmente, em sua quarta edição, selecionou 50 duplas de mulheres empreendedoras entre 700 inscritas para receber suporte técnico, socioemocional e de troca de experiências na área de exportação ao longo de três meses. Uma nova edição está prevista para o segundo semestre de 2025, visando atender mais 50 duplas. Apesar dos avanços, a participação feminina no comércio exterior brasileiro ainda enfrenta desafios, com o percentual de mulheres em empresas exportadoras subindo de 29,2% em 2023 para 31,8% em 2024, e nas importadoras de 32,5% para 34,7%. Empresas que atuam internacionalmente oferecem salários mais altos às mulheres, mas a desigualdade salarial ainda persiste.

Para a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, o Elas Exportam é um passo importante rumo à equidade. “Com o Elas Exportam, oferecemos a oportunidade de uma troca muito rica entre as empresárias que já atuam no comércio exterior e aquelas que estão iniciando essa jornada. Já atendemos mais de 4 mil empresas lideradas por mulheres por meio do programa Mulheres e Negócios Internacionais. São projetos de capacitação que ajudam essas empresárias a romperem barreiras, acessar novos mercados e a se posicionar de forma competitiva no cenário global”, afirma a diretora, que complementa: “Nosso objetivo é ampliar a participação feminina no comércio exterior brasileiro, promovendo inclusão, equidade e geração de valor para a economia do país”.
Partiu mundo!
A Editora Escreva está participando da quarta edição do Programa. Nesta rodada, foram escolhidas 50 empresárias entre uma seleção de 1.150 mulheres, marcando um momento importante com o objetivo de capacitar a nova geração de exportadoras brasileiras. O programa tem sido muito importante, especialmente pelas mentorias, que são momentos em que podemos compartilhar nossos sonhos e perceber que, com estratégia e dedicação, eles podem se tornar realidade.
A profissional selecionada pela Apex, Giselle Hipolito, fundadora da GiHi International Business, trabalhou em projetos de setores das maiores feiras literárias do mundo, como Frankfurt e Guadalajara, e destacou a força do mercado editorial brasileiro e sua troca com outros países.

“É um privilégio e uma alegria ser mentora no programa Elas Exportam da ApexBrasil, onde coloco em prática meu propósito profissional de ampliar a mentalidade internacional no Brasil. Vejo o Elas Exportam como um programa de imensa potência, um catalisador para que mulheres empreendedoras e visionárias, como a Hulda Rode da Editora Escreva, aprofundem seus conhecimentos e alcancem negócios globais. Minha atuação é estratégica e empática: por um lado, impulsiono caminhos claros e objetivos para a gestão global de negócios; por outro, trabalho as soft skills essenciais para que essas mulheres se sintam confiantes e preparadas para ter o mundo como cliente. É a união do saber fazer com o sentir que as leva a transpor fronteiras”, destaca Giselle.
Nesta edição, quem participa do programa é a Fernanda Braga, dona da Fe Braga Tour, uma agência de viagens que oferece experiências personalizadas e fica no estado do Rio de Janeiro. A participante, que visitou 51 países até 2025, compartilha sua experiência adquirida ao longo dos anos e como o programa Elas Exportam tem sido fundamental para ampliar sua atuação internacional, ensinando sobre técnico, regulamentações e oportunidades de negócios no exterior. “Por meio do programa tive a abertura de novas possibilidades, especialmente envolvendo a Copa do Mundo Feminina. Temos uma qualidade de mentoras, palestrantes, ferramentas e cursos oferecidos. Com esperança, estou me capacitando ainda mais para representar o Brasil em eventos internacionais de turismo e explorar novos mercados. Expresso a minha gratidão pela oportunidade e pelo grupo de mulheres inspiradoras”, comemora Fernanda aguardando frutos positivos no futuro.